Assim como os cães, os gatos também necessitam de cuidados sanitários para prevenção de doenças. Dentre eles, podemos citar a vacinação, vermifugação, testes específicos e o controle do acesso a rua que juntos potencializam a proteção do seu felino.

Em gatos o protocolo vacinal é diferente, contando com vacinas especificas para espécie felina a qual fará a prevenção de diferentes doenças. As vacinas obrigatórias são as polivalentes e as de raiva, no entanto há mais vacinas disponíveis no mercado contra doenças como Peritonite infecciosa felina, Bordetella e a imunodeficiência felina (AIDS felina).

As vacinas polivalentes contam com três variações conhecidas como V3, V4 e V5, sendo diferenciadas pela adição da imunização contra mais doenças. A polivalente V3 imuniza o animal contra as principais doenças sendo estas a panleucopenia felina, calicivirose, rinotraqueite felina. A V4 contém a imunização da panleucopenia felina, calicivirose, rinotraqueite felina além da prevenção contra a clamidiose felina. E por ultimo a V5 que irá prevenir contra todas as doenças já citadas além de imunizar contra a leucemia felina, porem esta somente pode ser utilizada para felinos já testados contra o vírus da leucemia.

A vacinação em gatos deve ser iniciada após o segundo mês de vida, exatamente as 9 semanas de idade, com a primeira dose da vacina polivalente, seguida da segunda dose após 30 dias, e então realizado os reforços anualmente. Já a vacina de raiva só deve ser aplicada no 4º mês de vida do felino, realizando depois somente os reforços anuais.

A vermifugação é outro ponto importante no controle sanitário dos gatos. O protocolo de vermifugação indicado inicia-se aos 30 dias de vida, podendo ser necessária uma dose reforço após 15 dias da primeira dose, dependendo do vermífugo utilizado. Até os 6 meses de vida é indicado que a vermifugação seja realizada uma vez ao mês. Já em animais adultos é recomendado que a vermifugação seja realizada no mínimo a cada quatro meses, ou até mesmo a cada três meses quando o animal tem acesso a locais públicos, ou com animais diferentes de seu convívio diário.

Ainda dentre os cuidados de prevenção, evitar que o felino tenha acesso a rua é essencial, visando que estas saídas podem trazer grandes problemas. Além do perigo de contrair doenças como esporotricose, criptococose, AIDS felina, leucemia, e doenças do complexo respiratório, o felino ainda conta com riscos de atropelamento, envenenamento e brigas que são comuns entre a espécie para a marcação de território e competições reprodutivas.

Os testes de FIV (imunodeficiência viral felina) e FELV (Leucemia viral felina) são fundamentais, sendo estes obrigatórios para que então seja feita a vacinação contra estas doenças. Eles também são extremamente importantes para a adição de um novo membro felino na família, pois são doenças contagiosas e que podem causar grandes transtornos à vida do seu animal.

Assim, através da junção de todos os cuidados citados é possível realizar a prevenção das doenças e assim proporcionar uma vida mais longa e saudável à seu gatinho.