Como o velho ditado já dizia “Deixe o seu alimento ser o seu remédio e seu remédio ser o seu alimento” Hipócrates 400 AC – Pai da medicina, a alimentação natural para nossos cães está se tornando uma grande tendência para a sáude, bem estar e prevenção de doenças. Longe de ser restos de nossas comidas ou somente o arroz e frango, a alimentação natural é uma dieta balanceada, calculada e suplementada, onde existe a liberdade da escolha de ingredientes frescos e de qualidade, não sofrendo processos industriais e sem conservantes, aditivos ou saborizantes, na qual estabelecemos proporções adequadas de uma proteína animal, carboidratos que não sejam inflamatórios e gorduras de boa qualidade.

Quais as vantagens desta dieta? É muito mais palatável que a ração, mais saudável, afinal é feita com ingredientes que nós também consumimos, conseguimos manter o controle do que está sendo servido e consequentemente preservar o peso do animal, as fezes ficam menores e com odor reduzido, é possível elaborar dietas individuais e personalizadas para cada caso e é indicada para o cão de qualquer idade. Atualmente, as rações terapêuticas que encontramos no mercado, são voltadas para um único tipo de problema no animal, mas existem muitos casos em que nossos peludos apresentam duas ou mais doenças e nesta situação a alimentação natural se enquadra perfeitamente.

Agora que descobrimos as vantagens dessa alimentação saudável, vamos citar os benefícios para a saúde de nossos peludos:

*Terá muito mais qualidade de vida e longevidade

*Estará ingerindo alimento de alta umidade, protegendo muito mais o sistema urinário

*Os alimentos frescos digerem mais facilmente, sendo os nutrientes e vitaminas mais aproveitados, melhorando o sistema imunológico

*Por ser uma dieta livre de agentes químicos e artificiais, reduz doenças de pele e alergias

*O pelo fica mais macio

*Melhora os distúrbios intestinais – intestino saudável

* Mais disposição e energia

*Menos formação de tártaro

Você deve estar me perguntando quais ingredientes podem ser utilizados certo? E a resposta é quase todos que consumimos, vou apontar alguns!

Carnes – bovina,  frango, peru, carne suína, cordeiro, tilápia, merluza, sardinha, cavalinha, vísceras são muito bem vindas – fígado, rim, coração, pulmão. Afinal, os ancestrais dos cães comiam na natureza.

Vegetais e legumes – tudo o que existe no hortifrúti: Cenoura, todos os tipos de abóboras, brócolis, couve-flor, beterraba, vagem, rúcula, ervilhas, chuchu, berinjela, repolho, couve, agrião… Menos a cebola.

Tubérculos – Batata doce, mandioca, inhame, cará, batata baroa…

Grãos, cereais e leguminosas  – Arroz integral ou parbolizado, quinoa, aveia, ervilha, lentilha, grão de bico…

Óleos – Óeo de peixe, azeite extra virgem, óleo de côco, banha suína, óleo de borragem…

Lembrando que a Alimentação Natural deve ser suplementada e elaborada pelo médico veterinário ou zootecnista.